Seg, 17 de outubro de 2022, 15:03

Negritudes nas Artes: Os Movimentos Negros de Resistência e Luta
...

Os casos de racismo e invisibilidade de negros e negras no país vêm sendo, gradativamente, denunciados em diversos ambientes sociais. Dessa forma, enxergamos a escola como um lugar de maior impacto e importância para o desenvolvimento intelectual e cultural no cotidiano das pessoas que possuem acesso à ela. Com isso, verifica-se a necessidade de ações, dentro do ambiente escolar, que possam efetivar a prática de um ensino antirracista. É nesse sentido que nasce o “Negritudes nas Artes: Os Movimentos Negros de Resistência e Luta”, como forma de intervenção na atual problemática.

A primeira edição do evento ocorreu na Escola Estadual Rodrigues Dórea, localizada no bairro Siqueira Campos, Aracaju-SE. Sob a coordenação do tutor do PET História, Prof. Dr. Claudefranklin Monteiro Santos (DHI/UFS) e apoio da equipe diretiva da escola, em especial o Prof. e diretor Anderson Menezes, os PETianos ofertaram oficinas para duas turmas do 9º ano.

Cartaz do evento

Através da música, literatura, teatro e cinema foram abordadas as diversas participações e contribuições de personalidades negras na arte brasileira trazendo também o contexto histórico e a importância desses artistas para a atualidade. Por meio das oficinas, os PETianos tiveram a oportunidade de ter um contato maior com a docência e ofertar, com base na cultura popular e nos debates mais atualizados sobre a temática, uma troca importante com os alunos que participaram.

Atualizado em: Ter, 18 de outubro de 2022, 00:22